sábado, 13 de março de 2010

Reportagem O GLOBO

Faltam 114 dias para a estréia do 400contra1!

Segue a matéria que saiu no domingo passado (11 de abril) no portal O GLOBO.


"Filme '400 contra 1' vai contar origem de facção criminosa

Daniel de Oliveira (no 
centro à direita) viverá William Lima, foragido desde 2006 - Foto: 
Divulgação
RIO - Um homem de aparência simples, diante de uma câmera, se apresenta: "Não sou uma pessoa violenta. Sou uma pessoa que não gosta de ferir, mas não gosto de ser ferido. A prova de que violência não é o meu forte é que tenho família. Vi meus filhos nascerem". Por trás deste discurso de defesa está William da Silva Lima, o Professor, um dos fundadores do Comando Vermelho e hoje foragido da Justiça. O depoimento, que faz parte do curta-metragem "Senhora liberdade", disponível no YouTube, foi concedido ao cineasta Caco Souza, em 2004, quando Lima ainda estava no presídio Ary Franco, em Água Santa. Desde então, o diretor mergulha fundo na vida do bandido, cuja história em agosto tomará de assalto os cinemas brasileiros, no filme "400 contra 1" ( clique aqui e assista ao trailler ), como mostra a reportagem de Ediane Merola na edição deste domingo.

O longa é baseado na autobiografia homônima de William, que deu esse título ao livro para homenagear José Jorge Saldanha, o Zé Bigode. Ele era fugitivo do presídio da Ilha Grande e foi morto no início da década de 80, durante um confronto que durou quase 11 horas, contra mais de 400 policiais. O episódio, até hoje considerado o mais longo tiroteio da crônica policial carioca, ocorreu no Conjunto dos Bancários, na Ilha do Governador.



William é o personagem principal de "400 contra 1", orçado em R$ 4,8 milhões. Ele e Caco tiveram as primeiras conversas em 2002, quando o diretor quis saber mais sobre sua história, já pensando no longa. Ao todo foram quatro encontros, alguns no Complexo de Bangu, de onde William saiu no Dia das Mães, em 2006, e nunca mais voltou. Sua vida desde então é um mistério, mas o passado deste homem, que cumpria pena de 85 anos por assalto a banco e homicídios, não é segredo:

- Sempre me interessei por temas como segurança, violência. Estava procurando uma história verdadeira para contar, quando descobri o livro do William. Ele conta fatos recentes, como a convivência de presos comuns com presos políticos. Mostra como foi a formação da facção criminosa - diz Caco.

Fazer um longa de ficção baseado na história real de um criminoso, que, apesar dos erros português registrados no curta-metragem, tem grande habilidade com as palavras, não é tarefa fácil. Caco garante seu objetivo é apenas retratar a realidade.

Nas telas, o bandido será interpretado pelo galã Daniel de Oliveira, que já fez o papel de Cazuza no cinema. "

3 comentários:

jotaerre disse...

caso vcs ñ saibam o CV, não foi criado pelo willian e sim pelo professorque era da LSN, em outras palavras esse filme é uma abóbrinha

400contra1 disse...

Caro "jotaerre",

William da Silva Lima e "O Professor" são a mesma pessoa. William também era conhecido como Embaixador da China.

Equipe 400contra1

mili disse...

Estou ansiosa por ver este film.Es muy bueno que ya antes del estreno de tanta controversia.FELICIDADES PARA EL ESTRENO!!!!!UNA FAN ARGENTINA DEL CINE BRASILEÑO Y DE DANIEL DE OLIVEIRA.