quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Flickr

Dado o volume de fotos super boas tiradas durante as gravações, decidimos criar um Flickr do filme, onde poderemos armazenar mais e mais fotos.

O endereço é

flickr.com/400contra1

Acesse!

Sobre o diretor, Caco Souza

A idéia do "400 contra 1 - uma história do Comando Vermelho" não é de agora. Há mais de seis anos o cineasta Caco Souza (diretor do filme) projeta o longa ficcional sobre o início do Comando Vermelho. Isso mostra que é com muita coragem, empenho e persistência que se faz um projeto grandioso, forte na vida de cada um que se juntou à equipe, apesar de todo e qualquer problema de produção cinematográfica no país. Todos aqui estamos por confiar que vale a pena e que será um grande filme na vida de cada um, equipe ou espectador.
Segue filmografia do diretor.
O diretor Caco Souza no primeiro set de filmegem

Como documentarista destacam-se as seguintes realizações -
"Resistir" (2006). Ganhador do Prêmio Estímulo da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo 2006
"Senhora Liberdade" (2004)
"Eliane" (2002)
"Amor é Um Lugar Vazio" (2001)

Co-dirigiu os documentários -
"Tereza" (Souza e Goifman, 1992)
"Clones, Bárbaros, Replicantes"( Souza e Goifman, 1994)

Recebeu os seguintes prêmios -
Melhor Direção no II Curta Cabo Frio 2008;
Melhor Filme no Festival Nacional de Vídeo. Salvador / Bahia 2005;
Prêmio de melhor filme documentário no 11° VITÓRIA CINE VÍDEO 2004;
Melhor vídeo de média duração- Sol de Prata no RIOCINE Festival – 1993;
Melhor documentário FEST VÍDEO Porto Alegre – 1993;
Melhor vídeo documental, direção e edição GUARNICÊ - Maranhão – 1993;
Melhor documentário - Prêmio Tatu de Ouro Jornada de Cinema da Bahia – 1993;
Prêmio especial do júri e júri popular no FORUMBHZ Vídeo Belo Horizonte – 1993;
Melhor vídeo documental - VIDEOBRASIL – 1994;
Prêmio especial do júri e Prêmio do júri popular no FORUMBHZ Vídeo Belo Horizonte – 1995;
Prêmio de Melhor Vídeo – I Festival de Viçosa 1995.
Indicado ao Grande Prêmio TAM da Academia Brasileira de Cinema – 2005.
"Quatrocentos contra Um" foi contemplado com o Prêmio de Fomento ao Cinema Paulista (2006).

Filmografia:
"Tereza", 1992. Documentário.
"Flávio de Carvalho: o Revolucionário Romântico", 1993. Documentário.
"Clones, Bárbaros e Replicantes", 1994, Documentário.
"A unha preta de um Antônio procura de pigmento", 1995. Documentário.
"S'il vous plait 'one' biére", 1995. Ficção.
"Quatro versões de um crime", 1995. Vídeo Instalação
"Na Velocidade dos Morcegos", 1996. Documentário.
"Arna mance: o cotidiano dos índios Wai Wai", 1996. Documentário.
"Amor é um Lugar Vazio", 2001. Documentário.
"Eliane", 2002. Documentário.
"Senhora Liberdade", 2004. Documentário.
"Outras Opções, Aguarde", 2005. Ficção.
"Ultravigiado", 2005. Ficção.
Direção de fotografia para o curta-metragem "Zagati" (Cerdeira e Felistoque, 2001).
Direção de fotografia para o longa-metragem "Inversão" (Felistoque, inédito).

Caco Souza, Daniel de Oliveira e Rodrigo Brassoloto


Caco e atores no set

Caco Souza e o diretor de fotografia Rodolfo Sanchez

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Entrevista com Nelson Duarte

Entrevista com Nelson Duarte, dono da produtora Destiny que está nos proporcionando a realização do "400 contra 1":


"Há mais de cinco anos estamos envolvidos no projeto do Caco, apresentado a mim e à Destiny. Percorremos um longo caminho, pela caracteristica do mercado e investidores em cinema, mas nunca deixamos de lutar.Até que "encontramos" o Edu Felistoque.
Felizmente, não foi difícil convencê-lo a entrar na "guerrilha" que foi e está sendo esta produção. Ele se apaixonou pelo projeto e, como em tudo o que faz, empresta seu talento, humor e trabalho duro na realização.A ele se uniu o Toni Domingues para a parte executiva do projeto.

Se falamos sobre a realização prática, este ano, se tivermos sorte e Deus nos ajudar, teremos o filme finalizado para estrear. A decisão da melhor data será sugerida pela PlayArte, que e nossa co-produtora, distribuidora e exibidora de comum acordo com a Globo Filmes.

Pareceria muita pretensão valorizar "400 contra 1" acima dos bons filmes nacionais conhecidos por todos, mas nossa certeza é de que deverá comparar-se aos de melhor qualidade e sucesso de público.
Muito se fala e comenta sobre o Comando Vermelho, mas poucos sabem suas verdadeiras origens, as razões de sua formação, e seu desdobramento posterior. "400 contra 1" poderá explicar melhor essa história, com toda a liberdade e a arte da ficção cinematográfica.

As personagens são extremamente fortes, pela carga sofrida e pesada de suas experiências. Travalhar com internos na atuação e com atores que experienciaram o convívio temporário com eles na Colônia Penal Agrícola do Paraná, foi essencial para dar um clima legal na direção de atores.

Curitiba foi a cidade que nos proporcionou um atendimento fora do normal, o qual, unindo-se a excelência dos locais disponíveis para a trama e parte do elenco que e curitibano/paranaense, nos deixa totalmente satisfeitos.
O Caco e o Edu já foram à Ilha Grande e Rio de Janeiro, finalizando as decisões sobre as locações, que serão soberbas.

Expectativas a mil!

Nelson Duarte"

sábado, 24 de janeiro de 2009

Entrevista com o Edu


O produtor cinematográfico Edu Felistoque enviou um e-mail ao blog falando um pouco sobre o filme, seu envolvimento com o projeto e o que é "400 contra 1" para ele. Segue a entrevista!

"Estou envolvido no projeto do filme desde o inicio, quando Caco, meu grande amigo me convidou para finalizar em película 35 mm o documentário "Senhora Liberdade", um filme chocante e verdadeiro sobre o William da Silva Lima. Caco já falava do projeto desde a época que fez a direção de fotografia do meu filme “Zagati” (2002 ); de lá pra cá o projeto ficou enorme! No segundo semestre do ano passado fui convidado oficialmente pelo Caco e pelo Nelson Duarte a produzir o longa “400 contra 1” junto ao Toni Domingues.

Com toda sinceridade de meus 32 anos de Cinema e TV digo que o filme "400 contra 1" é o trabalho mais intenso emocionalmente que já fiz!! (...). Caco tem como aliados o fotógrafo Rodolfo Sanches e o diretor de arte Bernado Zortea, enfim, uma equipe incrível! Sem falar no magnífico elenco. Todos esses ingredientes me deixam tranqüilo: vamos ter uma grande história com uma grande montagem, enfim um grande filme! (...) A idéia é conseguirmos com essa premissa o tão procurado " equilíbrio " do cinema brasileiro que é promover a simbiose entre a indústria de produção audiovisual com a arte!!l (...)

É muito curioso que em uma sociedade dentro de uma prisão, criminosos se organizam em nome de uma fraternidade, compreensão e amizade colocando regras para que todos que lá , possam viver em harmonia e paz e o que importava era somente a liberdade. (...) Isso mostra o quanto devemos ter respeito ao ser humano e que todos devem sim ter uma nova chance!!

Quanto ao nosso elenco, Daniel de Oliveira é um camaleão; ainda não tive a chance de vê-lo dentro da personagem William da Silva Lima mas já senti através de fotos que a personagem Wiliam já chegou em Daniel! Daniela Escobar, com sua expressão única, seu olhar firme e desafiador também me surpreende com sua modificação (...). Rodrigo Brassoloto se preparou anos junto a internos em presídios, e traz também essa verdade para seu personagem. E ainda Felipe Kannenberg, Branca Messina e outros tantos atores maravilhosos que estão mergulhados nesse universo.

Existem sim algumas dificuldades de produção. Não dá para falar de dificuldade de produção sem falar na palavra da moda "crise"que às vezes essa tal crise nem é tão forte assim, mas acaba ficando por causa do medo . Felizmente não foi o nosso caso e nem de nossos parceiros, Globo Filmes, Play Arte, o Governo do Estado do Paraná, o presídio do Ahú, Coronel Honório, Estância Santa Cruz e tantos outros que nos apoiaram e apóiam de verdade e estão dentro do filme sem restrições

Enfim ... eu não vejo a hora de ouvir aquelas palavrinhas clichês (mas que todo mundo curte ) " vai câmera" , som "claquete" , e..... ação" !!!!!

Edu Felistoque"

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Contagem regressiva

Sábado passado tivemos a primeira preparação de elenco no presídio do Ahú, nossa locação. Foi muito importante para nossos atores trabalharem no local de filmagem, pois puderam sentir os climas do presídio, andar pelos corredores, escadarias, entrar nas celas... Contaram até com ensinamento do experiente agente penitenciário Marcelo Leôncio, que está nos acompanhando aqui no prédio. Ele ensinou rotinas de um presídio, trabalhando cenas da vida real com o elenco. Ótimo aquecimento para o próximo domingo, dia 25, quado começam nossas gravações!!!!! Correria e ansiedade aumentam nessa reta final de pré-produção. Começaremos pelas cenas da chegada de William e outros presos no presídio da Ilha Grande. Muita areia no cenário! Esperamos que São Pedro segure a chuva!!

Seguem fotos do encontro de sábado:


Marcelo fazendo a revista no elenco



Marcelo fazendo a revista no elenco



Marcelo fazendo a revista no elenco

Lui Mendes, Rodrigo Brassoloto e Jonathan Azevedo



Daniel de Oliveira


Willian Jonser


Fabrício Boliveira


Branca Messina


Daniel de Oliveira

William Jonser


Os atores conhecem as celas


William Jonser e Jefferson Brasil


Jefferson Brasil


Daniel de Oliveira


Jefferson Brasil e Daniel de Oliveira


Atores, equipe e direção concentrados nas explicações de Marcelo



Pátio do presídio do Ahú


Fotos: Ana Carolina Maciel e Leandro

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Ainda sobre a visita de PC

A visita do PC na preparação de elenco contou com o super apoio de Márcia Zenkye, nossa produtora no Rio de Janeiro, que o acompanhou até Curitiba e durante as oficinas. O encontro de PC com a equipe e o elenco foi de grande valor e emoção. De volta ao Rio junto com o PC, Marcinha nos enviou um e-mail sobre essa experiência.

"Querido Caco (e turma 400...)

Hoje nos emocionou muito a chegada ao Rio com PC. Ele fez questão e disse que ficaria muito ofendido se eu e o Zeca não aceitássemos um almoço pago por ele, daí comemos todos no bar do Piolho no pé do morro. Fomos juntos neste bar qdo nos conhecemos, Piolho alimenta com café da manhã e almoço o nosso CARA todos os dias, de graça. Os dois irmãos, Piolho e Neno, nos agradeceram muito pela reintegração do PC e não teve jeito, choramos mesmo, todos.

Subimos, então, de carro, a ladeira dos Farias, fica bem lá no alto da Providência a entrada do beco que dá acesso à sua "moradia". Amparando-o fomos vendo os trafica baixando as armas... um deles junto comigo, sustentava a descida de PC até sua "casinha".

Foram alguns minutinhos de igualdade, fraternidade, carinho, a despeito de qq coisa... braço abraçado e entrelaçado no suposto marginal... QUE SOCIEDADE É ESSA??? Fico na cabeça com nossos passos em compasso na improvisada escada onde todos fomos e somos irmãos "a ve ra"... Zequinha, querido, fazia a guarda e descia conosco levando os pertences, as muletas, enquanto outro trafica levava a cadeira.
(...)
Estamos caminhando bem com as autorizações e frentes daqui... estou tão feliz, Caco, e desde já, quero agradecer muito à vocês todos: Toni, amado e irmão que veio me pinçar novamente, competente até debaixo d'água, uma criatura da paz e da integração, "Oswald de Souza" do audiovisual, e haja planilha...Edu que acreditou à primeira vista, e, num piscar de olhos, o amor por ele expandiu-se em si mesmo, um agregador, um olhar certeiro, um proliferador de projetos reais, sensível e forte feito um touro, ... você ... que tem nos "enlouquecido" e lembrado veementemente o sentido HUMANITÁRIO da existência, sem babaquice, pieguisse, caretisse... foda vai ser separar depois e tomara que a vida nos esbarre e nos deixe atados assim muitas e muitas vezes ainda... e Zeca, com sua garra, força, durão e queridíssimo, que veio somar bastante por aqui... guarda um super sensível por dentro do peito...

Também me comoveu muito ver os nossos meninos do "Nós do Morro" aí, Jefferson, Jonathan e William. E ainda Fabrício, o Lui, Daniel tão querido e integrado, Branca que é gente e sensível demais, entregue mesmo... Christian...trabalho lindo, pertinente, repleto de energia boa... Colônia, todos integrados num mesmo suor...essa "família" 400 a mil aí na estância, a parte da "família" daqui tão dedicada tb, tudo muito, muito precioso MESMO! Putsqueopariuuuuuuuuuuuuu que presídio duca é esse que vms filmar???? MARAVILHOSO!!! CARACA!!!! Simone uma querida tb...

Enquanto estávamos na reunião com a equipe, à tarde, PC me ligou. Foi difícil entender o que ele dizia, tinha muita sirene, barulhos de trânsito, então, finalmente qdo compreendi, chorei de emoção com a seguinte fala:

- "Estou dentro do ônibus com minha cadeira, passando da Central e indo para aula de Yoga na Urca. Eu te amo. Eu amo o Caco e amo o filme. Obrigada por tudo"

E no avião só falava em sua grande alegria... do qto se sentiu reintegrado prestando sua consultoria... foi TUDO!!! TUDO DE BOM!!!
(...)

Atenção! Paz! Luz! Força! Amor! Ação!

"TAMO JUNTO" DE TODO CORAÇÃO!!!

marcinha"



Seguem fotos da visita do PC na Colônia Penal Agrícola do Paraná, onde são realizadas as oficinas de preparação de elenco com Christian Duurvort. Fotos da nossa assistente de direção, Liara Castro.

PC na Colônia Penal Agrícola
O ator Daniel de Oliveira
Os atores Jonathan Azevedo, Jefferson Brasil e Lui Mendes.


Lui Mendes

Visitando dormitórios, os atores Felipe Kannenberg, Daniel de Oliveira, Rodrigo Brassoloto, Branca Messina, o preparador de elenco Christian Duuvort e a produtora de elenco Muga (de costas).


Daniel de Oliveira e Branca Messina.


Felipe Kannenberg, Branca Messina e Daniel de Oliveira

Rodrigo Brassoloto, Felipe Kannenberg e a produtora de elenco Muga.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Preparação de elenco!

Durante toda semana, o preparador de elenco Christian Duurvort foi à Colônia Penal Agrícola para realizar oficinas com parte do elenco e com os internos, sendo que alguns deles serão selecionados para participar do filme como figurantes.

Dentro da proposta de vivencia e treinamento dos atores, tivemos o privilegio de contar com a consultoria de Paulo César Chaves, o PC, um dos fundadores do Comando Vermelho e que cumpriu ao todo 30 anos de pena. Ele foi até a Colônia Penal compartilhar experiencias algo que se estendeu para toda a equipe.


O diretor Caco Souza e PC.



Atores, PC e equipe do filme, sentado em frente ao salão da oficina.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Pré-produção


A sala vazia e bagunçada é a prova de que isso aqui tá uma loucuuuura! Estão todos na rua, correndo a mil pra dar tempo de fazer um filme bem bacana. Mas logo mais, quando as gravações começarem, isso aqui vai lotar de gente correndo por todos os lados.

Brechó total!

Hoje as meninas do figurino foram as compras!! Foi uma loucura total em busca de modelitos anos 70 para compôr o filme. Calças Lee, cintura alta, estampas típicas da década. Amanhã chega um caminhão de figurinos, pra deixar todo mundo no clima dos anos 70.

Nas fotos, a figurinista Carol Sudati e sua estagiária, Jaqueline Carvalho, garimpam um brechó aqui perto do presídio o AHÚ, em Curitiba.





Encontramos até objetos fantásticos dos anos 70!

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Breve Relato

"Por esse Brasil afora, milhares de foragidos e presos formam um exército de marginalizados, condenados a violência e gerações sucessivas. Estigma: filhos marginais, mulheres sem perspectiva. A violência é filha do desamor, e todos acabam assumindo os papéis que lhes são destinados. Como aconteceu comigo, a falta de união familiar empurra para as ruas milhares de jovens que procuram sua identidade, seus sonhos, suas respostas. As ruas são adultas e rapidamente marcam rostos com aridez, olhos com tristeza, faces com dor. O ponto final dessa trajetória acaba sendo os presídios, de onde muitos jamais saem.

É preciso rever esse sistema. A paz duradoura precisa ser construída, entre outras medidas, com uma anistia que preceda um processo de “reintegração” a uma realidade social renovada. Eu chamo a sociedade a assumir suas responsabilidades, criando as condições para que essas pessoas – milhares? Milhões? – conquistarem seu direito à vida. Que ainda me é legalmente negado.

Prisão e Guerra

Dias longos

Noites cumpridas

A prisão é uma ferida

Como a guerra, um desperdício

Da inteligência Humana."

(William da Silva Lima, "Quatrocentos contra um: uma história do Comando Vermelho", Editora Labortexto, SP, 2001,)


segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Pequeno detalhe

William em "Senhora Liberdade" (Caco Souza, 2004)

"Pouco ar,
e pelas frestas, luzes da cidade
pedaços de transeuntes
corpos imaginados,
imagens fugidias que nos recordam a vida em liberdade.
Buzinas soam e tudo parece novo.
Não fosse uma simples chapa de ferro, estaria imerso na vida."

(William da Silva Lima,
"Quatrocentos contra um: uma história do Comando Vermelho", Editora Labortexto, SP, 2001,)

Livremente Inspirado

"Registro do primeiro encontro entre Caco Souza e William da Silva Lima ocorrido na penitenciaria de Bangu III em 2002. William está no centro, a sua direita está Caco e a sua esquerda Rafael Ruas da assessoria de imprensa do DESIPE."

O filme "400 contra 1 - uma história do Comando Vermelho" é uma ficção, livremente inspirada no livro homônimo de William da Silva Lima que esteve detido no Instituto Penal Cândido Mendes em Ilha Grande (RJ). Durante os anos 1970, assaltantes de bancos (presos comuns) e guerrilheiros (presos políticos) eram enquadrados na Lei de Segurança Nacional, o que resultou numa controversa convivência. Neste mesmo período, presos comuns passaram a se organizar em prol de seus direitos, algo que culminaria com a facção criminosa "Comando Vermelho". O livro de William nos permite acompanhar sua visão desta convivência e igualmente do cerco que confere nome ao livro, quando (em 1981) cerca de quatrocentos policiais, numa operação que durou onze horas, assassinou Zé Bigode um dos lideres da Falange Vermelha, como era então conhecida a quadrilha.
“Resta pouco: explicar como e porque vivi até hoje, na maior parte do tempo, sem nome, sem profissão e sem ver minha família, tendo na violência a maneira de sobreviver entre os homens”. LIMA, William da Silva. "Quatrocentos contra um: uma história do Comando Vermelho", Editora Labortexto, SP, 2001, p. 25.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Locação: Presídio

Ontem foram definidas as celas a serem super transformadas pela Direção de Arte e seus ajudantes. Fizemos mais um passeio pelo presídio, agora com as idéias mais maduras e muitas imagens na cabeça. As próximas semanas prometem muito trabalho pra toda equipe!! Em busca de uma sujeira mais próxima do real...

Seguem abaixo fotos do nosso passeio entre as celas.