UMA HISTÓRIA DO CRIME ORGANIZADO

Anos 70, presídio da Ilha Grande, no Rio de Janeiro. Um grupo de presos resolve se unir para lutar por direitos e ideais coletivos. William (Daniel de Oliveira) é um dos líderes deste grupo, que fundou o Comando Vermelho. A nova organização cria uma conduta de solidariedade entre os presos, algo inédito até então. No início dos anos 80 o Comando Vermelho passa a agir nas ruas do Rio de Janeiro, realizando ousados assaltos.

 

400 Contra 1 - A História do Comando Vermelho

Há quem pregue que o cinema nacional deveria evitar mostrar as mazelas do Brasil. “As pessoas de fora podem ver, é um desserviço ao país”, dizem. Ledo engano. Em plena era da internet, chega a ser ingenuidade acreditar que o simples não exibir impede que estrangeiros saibam o que de ruim acontece por aqui. Além do mais, querer maquiar a realidade e fingir que por aqui tudo são flores é ainda pior. Gera alienação, ao invés de incentivar a melhoria. É claro que o cinema brasileiro não pode se dedicar apenas à função de denúncia.

10 Anos Do Filme 400 Contra 1 - Cinema Nacional

A diversidade necessária a uma sétima arte de qualidade possibilita a existência de filmes de variados tipos e gêneros. Mas mesmo estes, que colocam o dedo na ferida através da violência, têm sua função e não devem ser desprezados de antemão. É claro que 400 Contra 1 apenas existe graças ao sucesso de Cidade de Deus, Carandiru e Tropa de Elite. Foram eles que abrir