sábado, 24 de janeiro de 2009

Entrevista com o Edu


O produtor cinematográfico Edu Felistoque enviou um e-mail ao blog falando um pouco sobre o filme, seu envolvimento com o projeto e o que é "400 contra 1" para ele. Segue a entrevista!

"Estou envolvido no projeto do filme desde o inicio, quando Caco, meu grande amigo me convidou para finalizar em película 35 mm o documentário "Senhora Liberdade", um filme chocante e verdadeiro sobre o William da Silva Lima. Caco já falava do projeto desde a época que fez a direção de fotografia do meu filme “Zagati” (2002 ); de lá pra cá o projeto ficou enorme! No segundo semestre do ano passado fui convidado oficialmente pelo Caco e pelo Nelson Duarte a produzir o longa “400 contra 1” junto ao Toni Domingues.

Com toda sinceridade de meus 32 anos de Cinema e TV digo que o filme "400 contra 1" é o trabalho mais intenso emocionalmente que já fiz!! (...). Caco tem como aliados o fotógrafo Rodolfo Sanches e o diretor de arte Bernado Zortea, enfim, uma equipe incrível! Sem falar no magnífico elenco. Todos esses ingredientes me deixam tranqüilo: vamos ter uma grande história com uma grande montagem, enfim um grande filme! (...) A idéia é conseguirmos com essa premissa o tão procurado " equilíbrio " do cinema brasileiro que é promover a simbiose entre a indústria de produção audiovisual com a arte!!l (...)

É muito curioso que em uma sociedade dentro de uma prisão, criminosos se organizam em nome de uma fraternidade, compreensão e amizade colocando regras para que todos que lá , possam viver em harmonia e paz e o que importava era somente a liberdade. (...) Isso mostra o quanto devemos ter respeito ao ser humano e que todos devem sim ter uma nova chance!!

Quanto ao nosso elenco, Daniel de Oliveira é um camaleão; ainda não tive a chance de vê-lo dentro da personagem William da Silva Lima mas já senti através de fotos que a personagem Wiliam já chegou em Daniel! Daniela Escobar, com sua expressão única, seu olhar firme e desafiador também me surpreende com sua modificação (...). Rodrigo Brassoloto se preparou anos junto a internos em presídios, e traz também essa verdade para seu personagem. E ainda Felipe Kannenberg, Branca Messina e outros tantos atores maravilhosos que estão mergulhados nesse universo.

Existem sim algumas dificuldades de produção. Não dá para falar de dificuldade de produção sem falar na palavra da moda "crise"que às vezes essa tal crise nem é tão forte assim, mas acaba ficando por causa do medo . Felizmente não foi o nosso caso e nem de nossos parceiros, Globo Filmes, Play Arte, o Governo do Estado do Paraná, o presídio do Ahú, Coronel Honório, Estância Santa Cruz e tantos outros que nos apoiaram e apóiam de verdade e estão dentro do filme sem restrições

Enfim ... eu não vejo a hora de ouvir aquelas palavrinhas clichês (mas que todo mundo curte ) " vai câmera" , som "claquete" , e..... ação" !!!!!

Edu Felistoque"

4 comentários:

Anônimo disse...

Alguém sabe se o elenco do filme já está fechado?
Obrigado,

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Edu querido

Obrigada pelo comentario!
Vamos mostrar ao Brasil e ao mundo, com nosso filme, o alcance da nossa arte e do que loucos por cinema são capazes.
Boa sorte!!

bjs

Dani Escobar

Unknown disse...

Aconteceram coisas que não achei justo para com os figurantes Sr Edu. Francamente... até em comerciais dos mais pobres que participei não vi tanta miséria com o pessoal como um filme de 4 milhões... 4 MILHÕES???? Tudo bem que para quem ta no ramo é um ponto a mais no curriculum e se submete a fazer de graça, mas perae... enquanto os atores principais comem do bom e do melhor, nós QUE ESTAMOS NOS ESFORÇANDO, TRABALHANDO DE GRAÇA AINDA POR CIMA temos que comer risoto com frango e tomar suco de pacote dos piores??? um pão com vina de lanche, enquanto os grandões la dentro comem do bom e do melhor?? Além de tudo, horrível a organização, vocês estão lidando com PESSOAS, SERES HUMANOS e não com animais nem lixo para fazer todo mundo chegar de madrugada e as cenas acabarem quase no outro dia. Seria muito melhor se organizassem direito os figuraninos e dessem os horários para cada um de suas cenas. NA BOA, SE DEPENDER DE MIM DAQUI EM DIANTE, VCS PASSAM FOME, PQUE NEM ESSA MERDA DE FILME VOU ASSISTIR, E FIGURANTE COM VCS NEM NA PRÓXIMA REENCARNAÇÃO.