quarta-feira, 26 de maio de 2010

Relembrando

oi sensacional! Revendo aí um dos nossos grandes meninos, nesse depoimento emocionante, volta o filme todo. Ah! Foram milhares de momentos inesquecíveis, deliciosamente dolorosos, maravilhosamente prazerosos. A energia inexplicável era de tirar o fôlego e daí o improvável acontecia: entranhado, impregnado em cada ação de todos que tiveram a coragem da entrega.

Os atores Jefferson Brasil e Fabrício Boliveira com Márcia Zenkye e Ivan Serpa.

Estar por trás disso, aqui no Rio de Janeiro, ir costurando passo a passo as reconstruções de tudo que parecia improvável, descobrir essa gente boa lá do “Nós do Morro” com o toque do Daniel, conseguirmos autorizar uma Mayrink Veiga em pleno carnaval, sim, porque haja burocracia... E um banco que abriu as portas em apoio e incentivo, em pleno domingo, ficarmos todos ali numa "bolha" quase impossível para filmar o histórico assalto, ter misturado o suor, o calor, o clima de carnaval, posto que, era a plenitude da festa profana e humana num Rio de Janeiro que derramava pelas ruas alegorias e carros alegóricos, acessos intransitáveis, era o dia do desfile das campeãs... Que êxtase!!! E todos nós ali, sentindo no compasso dos corações o resultado do esforço coletivo.

Falta pouco e eu tenho certeza que de norte ao sul do país, todo mundo que se uniu e até mesmo aquilo que aparentemente diluiu; os afetos invertidos, os amores explosivos, a entrega sem limites, tudo isso está impresso. E é por isso que expresso (expressamos), o gigantesco carinho e alegria de fazer parte desta arte!


Jonathan Azevedo (Baiano) e Ivan Serpa.
Valeu Caco Souza, e quando cito apenas o nome desse nosso apaixonante diretor, leiam-se: produtores, arte, executivos, preparadores, roteiristas, colaboradores, técnicos, elétrica, luz, câmeras, fotografia, som, platôs, assistentes de todas as áreas, patrocinadores, apoiadores, figurantes, os anônimos, os importantes, E SOBRETUDO, ESSE ELENCO EXTRAORDINÁRIO, que reconstituiu a alma dessa polêmica inspirada em William da Silva Lima, nosso protagonista! 400contra1!
... E quando tudo acabou eu renasci ali, alegre e menina, careca e no útero, ainda, sem coragem de encarar o mundo porque era fatal o corte daquele cordão umbilical. Foi vida minha gente, na carcaça esquecida do orelhão produzido genialmente pelo Bernardo e pela Claudinha, no monta e desmonta das peças pelo Rogério e a Rosinha... e o último registro na fotografia despretensiosa e sensível do Toni, no jardim caseiro, agora em descanso...
Márcia Beatriz Zenkye, Ivan Serpa, Rosa Motta
e toda equipe de Produção do Rio de Janeiro.


Os ators Daniel de Oliveira e Daniela Escobar em filmagem no Morro Dona Marta.

2 comentários:

Roberto Reiniger disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Roberto Reiniger disse...

Assino embaixo! E para completar, para mim o momento mais emocionante da produção foi quando eu, Toni, Marcinha e Ivan colocamos o PC em um taxi para que ele voltasse para a sua casa, no dia seguinte após a última diária. Choramos. Muito. É inesquecível a sensação de trabalho concluído para que a pós se iniciasse. Esperemos pelo dia 6 de agosto. Um abraço para todos!
Roberto "Bob" Reiniger
Assistente de Produção Executiva