quinta-feira, 23 de julho de 2009

Produção de Casting

A Produção de Elenco é uma das áreas mais divertidas e complicadas de um filme. Divertida, pois é diferente a cada trabalho; complicada, porque temos que aprender a lidar com a energia de cada componente do elenco depois que os selecionamos. No “400contra1”, o elenco era formado por pessoas, sentimentos e acontecimentos muito intensos e contagiantes: vivemos uma energia muito forte para contar essa história.

Nas gravações dentro do presídio do Ahú, em Curitiba, era interessante observar o elenco no camarim ou nos bastidores: cantando, dançando, brincando, conversando ou mesmo dormindo um pouquinho nos intervalos das cenas, sempre expressavam descontração e alegria. Mas no momento que ouviam “AÇÃO!” eles se transformavam. Parecia que a descontração simplesmente sumia e o lado profissional instantaneamente se concentrava na personagem. Rapidamente, “400contra1” se tornava real.

Precisamos destacar a estadia na Ilha Grande. Foi incrível! Tudo se tornava uma grande aventura para os atores! Aos chamados no rádio “Estamos só pelo elenco!”, lá estávamos nós atravessando a praia, entrando no mar ou fazendo sinais para outra parte da Ilha - a cerca de 200 metros (a nado) de onde estávamos -, até conseguirmos tirá-los daquele mundo fantástico para figurinarem, maquiarem e correrem para o set.

Outro ponto interessante na Ilha foi a figuração. Tivemos a oportunidade de ter nativos na nossa figuração, principalmente moradores de Dois Rios, onde rodávamos a maioria das cenas. Porém, tínhamos uma dificuldade, por exemplo, em uma cena que pedia cerca de 15 ou 20 homens: algo tão simples, se tornava quase impossível, pois muitos homens iam trabalhar, ficavam somente as mulheres e crianças em Dois Rios. A maior parte dos nativos estranhava um pouco atuar para um filme, mas logo entendiam o ritmo e se soltavam.

Emocionei-me diversas vezes com a intensidade de vários atores e atrizes, poderia citar momentos encantadores de cada um, em cena ou fora dela. Era perceptível que o elenco adquirira um contato tão intenso que suas energias se completavam. Sem percebemos, a princípio, essas energias se entrelaçavam com as da equipe. Uma história tão forte como a do “400 contra 1” precisava desse elenco para ser contada; colocando em prática o conceito da coletividade que William da Silva Lima e seus companheiros vivenciaram há mais de trinta anos.


Márcia Sarquis e Regina Riesemberg
produtoras de casting



Daniel de Oliveira, Jonatha Azevedo (claquete), Luiz Bertazzo e Pardal aproveitam a Ilha Grande nas gravações do "400contra1". Foto: Sara Valar.

2 comentários:

Lua - Dayane Candido disse...

Caros,
Quando vi a notícia da gravação do filme, fiquei muito emocionada. Eu me chamo Dayane, sou estudante de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na qual participo do Projeto "História e Memória das Instituições Carcerárias da Ilha Grande", coordenado pela Professora Doutora Myrian Sepúlveda dos Santos.
Neste último semestre, estive pesquisando diretamente o surgimento da "Falange LSN" ou Comando Vermelho, bem como os elementos que de um certa forma contribuiram para tal. Nosso Projeto tem em mãos algumas cartas trocadas pelos membros do comando vermelho com outros membros que estavam no continente.
Sendo assim, creio que alguns dados da minha pesquisa sejão relevantes no que diz respeito a reconstrução desta importante história em filme.
Aguardo retorno e, desde já, parabéns a todos pelo brilhante trabalho.

Att,
Dayane Candido
E-mail: dayane-candido@hotmail.com

Henri's page disse...

A Regina Martins Riesemberg está me devendo. Sou médico-veterinário e ela abandonou um animal que recolheu das ruas aqui em minha clínica e não o retirou e nem pagou as despesas. As despesas só estão aumentando, e ela, como caloteira oficial, não quis receber ou se negou a receber a carta pelos correios para comparecer à audiência no fórum especial na data de hoje. Porém, esta será intimada, através de um oficial de justiça (custas no processo) e espero que compareça, pois essa pessoa que não tem créditos algum, se julga "protetora" de animais faz esse tipo de coisa. O importante é que a cada dia que passa, valores estão sendo adicionados a conta dela e agora final de ano, tribunal entra em férias... ela vai me pagar uma quantia que poderei comprar meu presente de natal atrasado, mas um Bommmmm presente. Ehehehehe

Diria hoje que ela me deve em torno de R$ 3 mil, em março, quando for a audiência, deverá ter dobrado esse valor.

Calote é crime!! Abandono de animais também é!!!!