sexta-feira, 26 de março de 2010

Negra Li

Faltam 132 dias para a estréia de 400contra1!!!

Dando continuidade a nossa contagem regressiva, a atriz e cantora Negra Li fala sobre sua experiência no filme, onde é a personagem Geni. Assista:



quinta-feira, 25 de março de 2010

Alexandre Mendes

Além dos atores profissionais, o 400contra1 contou com a participação de 35 internos da Colônia Penal Agrícola do Paraná. A preparação de atores foi feita com coordenação de Christian Duurvoort. Alexandre Mendes é um dos internos que fizeram parte do elenco do 400contra1. Assista abaixo seu depoimento: 




segunda-feira, 22 de março de 2010

Lançamento!

Novidades sobre o lançamento do 400contra1!

Novidades sobre o lançamento de 400contra1: a data de estréia foi transferida para 6 de agosto de 2010! Até lá, continuaremos a mantê-los informados pelo blog e redes sociais.





Saiu no UOL

"400 contra 1" procura originalidade ao contar história de líder do Comando Vermelho


ALYSSON OLIVEIRA
Especial para o UOL, do Cineweb


Cena do filme "400 Contra 1", de Caco Souza, que traz o ator Daniel de Oliveira (à dir.) como o líder da organização criminosa Comando Vermelho

Estreando na direção de longas de ficção, o documentarista Caco Souza sabia que estava andando num terreno perigoso ao fazer “400 contra 1 – Uma história do comando vermelho”, previsto para estrear nos cinemas no começo de maio. O longa fala sobre o líder do Comando Vermelho no final dos anos de 1970, William da Silva Lima. “O que me levou a fazer esse filme foi a curiosidade para entender o grupo, a dinâmica de como essas coisas funcionam”, disse ao UOL Cinema, um dia antes de viajar para o Chile, onde finaliza a pós-produção.

Apesar dos vários filmes sobre bandidos, presídios e presidiários que foram feitos no Brasil nos últimos anos, Souza afirma que “400 contra 1” traz um diferencial. “Essa é a história de um homem, não de um coletivo, como em ‘Carandiru’ [2003], por exemplo. Aqui, falo da vida do William nesse momento, e, consequentemente, do Brasil daquela época, que se reflete no país de agora”.

Conforme explica o diretor, o Comando Vermelho nasceu num período em que existiam presos políticos e estes ficavam junto dos presos comuns. “Tanto quem assaltou um banco quanto aqueles considerados subversivos ficavam nas mesmas celas. A união deles permitiu reivindicações de seus direitos”.

Para ser fiel à história, Souza começou o filme a partir da adaptação da biografia homônima de William. Mas não parou por aí. Para se aprofundar na vida do seu personagem, o cineasta visitou-o algumas vezes. Desse contato, resultaram dois curtas: “Sra. Liberdade” (2004) e “Resistir” (2007), que foram filmados quando William estava no presídio Ary Franco, em 2004.

Souza explica que foram necessários alguns encontros com William, que começaram a ocorrer em 2004, quando ele estava no Presídio de Bangu (RJ), antes que ele aceitasse vender os direitos de sua história. “Ele queria me conhecer, sentir confiança em mim antes de aceitar o filme.” Quando chegou ao presídio, William se mostrou bastante receptivo com o diretor e empolgado com a possibilidade da adaptação. “Ele me contou que sempre sonhou que sua vida virasse um filme”.

No longa, Daniel de Oliveira (“Cazuza – O tempo não para”) interpreta William. Souza conta que a escolha do ator foi um processo bastante natural. “A gente se conhecia há muito tempo, quando o dirigi num filme publicitário. Depois, ficamos vários anos sem nos vermos. Ele estreou no cinema, tornou-se um sucesso. Quando comecei a pensar no filme, não tive dúvidas: o Daniel era a única pessoa que eu queria para fazer o William”. O diretor acrescenta que o ator, por conta disso, esteve envolvido com o filme desde o comecinho, e isso ajudou aos dois no processo.

Já para o principal papel feminino, Tereza, o diretor chamou a atriz Daniela Escobar (“Jogo Subterrâneo”). “As pessoas vão se surpreender, pois estão acostumadas a vê-la interpretando mulheres ricas e sofisticadas e aqui ela está bem diferente.” O elenco ainda conta com Branca Messina (“Não por acaso”), Lui Mendes (“Show de Bola”), Felipe Kannenberg (“A mulher invisível”), além da cantora Negra Li (“Antônia”).

Fora os atores profissionais, “400 contra 1” conta com a participação de 70 presos da Colônia Penal Agrícola do Paraná, que serviu de locação para várias cenas do filme. “A preparação do elenco ocorreu lá também, para ajudar a entrar no clima. O trabalho com os presos foi muito legal. E, assim que o filme estiver pronto, estou planejando fazer uma sessão para eles”.

Na parte técnica, Souza procurou cercar-se de alguns dos melhores profissionais de cada área. A direção de fotografia é de Rodolfo Sanchez (“Pixote”) e o roteiro de Victor Navas (“Cabra Cega”, “Carandiru”), com a colaboração e di escritor Julio Ludemir, autor do livro “Sorria, você está na Rocinha”.

Para a trilha sonora, Souza convidou o músico Max de Castro. “Eu admiro a capacidade de arranjo das músicas. Pensamos numa trilha com uma pegada mais pop, para fugir do estereótipo samba e morro. Acredito que a soul music e o funk trarão mais força para o filme”.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Cartaz Final

O cartaz do longa foi construído pela equipe de identidade visual Caco Mesquita, Alexandre Perotto e Diogo Perez, com foto de Daniel Chiacos de uma cena filmada em Santa Teresa, Rio de Janeiro. Segue abaixo a imagem final. Clique nela para ampliá-la:




quinta-feira, 18 de março de 2010

Edu Regnier - Queiroz

Faltam 49 dias para a estréia nacional de 400contra1!!
Dando continuidade aos depoimentos dos atores, Edu Regnier fala sobre seu personagem, o "preso comum" Queiroz. Assista:



quarta-feira, 17 de março de 2010

Fabrício Boliveira - Cavanha

Faltam 50 dias para a estréia nacional de 400contra1!!

Dando sequência a nossa contagem regressiva, o ator Fabrício Boliveira fala sobre seu personagem, o Cavanha da Falange Vermelha. Assista:




terça-feira, 16 de março de 2010

segunda-feira, 15 de março de 2010

Marcelo Zulian - Esqueleto

Faltam 52 dias para a estréia!!

Continuando nossa contagem regressiva, o ator Marcelo Zulian fala sobre seu personagem Esqueleto da Falange dos Jacarés, inimigos da Falange Vermelha dentro do Instituto Penal Cândido Mendes, Ilha Grande. Assista o vídeo:


sábado, 13 de março de 2010

Reportagem O GLOBO

Faltam 114 dias para a estréia do 400contra1!

Segue a matéria que saiu no domingo passado (11 de abril) no portal O GLOBO.


"Filme '400 contra 1' vai contar origem de facção criminosa

Daniel de Oliveira (no 
centro à direita) viverá William Lima, foragido desde 2006 - Foto: 
Divulgação
RIO - Um homem de aparência simples, diante de uma câmera, se apresenta: "Não sou uma pessoa violenta. Sou uma pessoa que não gosta de ferir, mas não gosto de ser ferido. A prova de que violência não é o meu forte é que tenho família. Vi meus filhos nascerem". Por trás deste discurso de defesa está William da Silva Lima, o Professor, um dos fundadores do Comando Vermelho e hoje foragido da Justiça. O depoimento, que faz parte do curta-metragem "Senhora liberdade", disponível no YouTube, foi concedido ao cineasta Caco Souza, em 2004, quando Lima ainda estava no presídio Ary Franco, em Água Santa. Desde então, o diretor mergulha fundo na vida do bandido, cuja história em agosto tomará de assalto os cinemas brasileiros, no filme "400 contra 1" ( clique aqui e assista ao trailler ), como mostra a reportagem de Ediane Merola na edição deste domingo.

O longa é baseado na autobiografia homônima de William, que deu esse título ao livro para homenagear José Jorge Saldanha, o Zé Bigode. Ele era fugitivo do presídio da Ilha Grande e foi morto no início da década de 80, durante um confronto que durou quase 11 horas, contra mais de 400 policiais. O episódio, até hoje considerado o mais longo tiroteio da crônica policial carioca, ocorreu no Conjunto dos Bancários, na Ilha do Governador.



William é o personagem principal de "400 contra 1", orçado em R$ 4,8 milhões. Ele e Caco tiveram as primeiras conversas em 2002, quando o diretor quis saber mais sobre sua história, já pensando no longa. Ao todo foram quatro encontros, alguns no Complexo de Bangu, de onde William saiu no Dia das Mães, em 2006, e nunca mais voltou. Sua vida desde então é um mistério, mas o passado deste homem, que cumpria pena de 85 anos por assalto a banco e homicídios, não é segredo:

- Sempre me interessei por temas como segurança, violência. Estava procurando uma história verdadeira para contar, quando descobri o livro do William. Ele conta fatos recentes, como a convivência de presos comuns com presos políticos. Mostra como foi a formação da facção criminosa - diz Caco.

Fazer um longa de ficção baseado na história real de um criminoso, que, apesar dos erros português registrados no curta-metragem, tem grande habilidade com as palavras, não é tarefa fácil. Caco garante seu objetivo é apenas retratar a realidade.

Nas telas, o bandido será interpretado pelo galã Daniel de Oliveira, que já fez o papel de Cazuza no cinema. "

quarta-feira, 10 de março de 2010

Luiz Bertazzo - PC

Faltam 57 dias para a estréia nacional de 400contra1!

O ator Luiz Bertazzo - o PC no filme - gravou um breve depoimento sobre o seu personagem e a expectativa da estréia do filme. Assista abaixo:

terça-feira, 9 de março de 2010

Entrevista com o diretor

Faltam 58 dias para a estréia de 400contra1!

Para continuarmos nossa contagem regressiva, segue abaixo a entrevista com o diretor Caco Souza feita pelo portal NACIONALCINE.COM.

"Entrevista Exclusiva com Caco Souza diretor
do longa '400 Contra 1'

Caco Souza é diretor de curtas, documentários e acaba de dirigir o longa-metragem 400 contra 1 – Uma História do Comando Vermelho, com Daniel de Oliveira, Daniela Escobar, Lui Mendes, entre outros. Nesta entrevista exclusiva ao NacionalCine, ele fala sobre o interesse em filmar a história de William da Silva Lima (considerado o fundador do CV), da participação de Daniel Filho neste projeto e também sobre seu próximo filme, baseado no livro Filha, Mãe, Avó e Puta, de Gabriela Leite, a fundadora da DASPU."

segunda-feira, 8 de março de 2010

59 dias!

Faltam 59 dias para a estréia nacional de 400contra1!!!

Branca Messina é Carmem Delfim uma estudante de direito que vai para a Ilha Grande realizar uma pesquisa sobre os detentos enclausurados no Instituto Penal Cândido Mendes. No decorrer do filme ela se torna advogada e passa a defender William da Silva Lima e alguns de seus companheiros de cárcere. A personagem é livremente inspirada em estudantes de direito que estagiaram na Ilha Grande com intuito de auxiliar os detentos na revisão de penas, leitura de processos (pois muitos deles eram analfabetos) e na luta por um sistema prisional mais justo e humanitário.


Ana Carolina Maciel
 
 
 

quinta-feira, 4 de março de 2010

Direto do Chile

O 400contra1 está finalizando a pós-produção de som na PlatóCinecolor/ Chile Films. Segue um pequeno relato de Miguel Hormazábal, responsável pelo desenho de som do filme, e algumas fotos do diretor Caco Souza com com a seguinte equipe: Miguel Hormazábal (desenho de som), Alvaro Guinguis (Mixagem), Roberto Zúñiga-Francisco Vivent (Foley) e Matías Valdés (edição de som).


"Mis queridos amigos de 400contra1
Estamos aquí Pancho, Roberto, Matías, Alvaro y Miguel en PlatóCinecolor, Santiago de Chile, antes y después del terremoto, trabajando en el sonido de 400 contra 1, de Caco Souza.
Ha sido una gran experiencia poder conocer la historia del "comando vermelho", y contarla con los sonidos que creemos , aportarán a la película.Lo nuevo para nosotros es conocer una identidad, un pais, una historia y poder aportar con nuestro trabajo para que esa historia sea vista, ojalá por mucha gente!!!
Las imágenes hablan por sí mismas,desde un punto de vista casi documental,con un trabajo de actores excepcional,no parece la primera película de alguien.Dirección de arte increíble,cámara que no se siente ,un buenísimo sonido directo, buenas locaciones,buen trabajo de vestuario y maquillaje,gran montaje, felicitaciones a todos!!!!
Estamos acá muy felices de poder ser parte del "comando vermelho 2010" y esperamos que la película sea un éxito y el sonido sea un aporte a la buena historia que ha filmado Caco con su equipo. Espero estar en sao Paulo para el preestreno y conocerlos personalmente.
Muchos saludos!!!"
Miguel Hormazábal



"Meus queridos amigos do 400contra1

Estamos aqui: Pancho, Roberto, Matías, Alvaro e Miguel em PlatóCinecolor, Santiago de Chile, antes e depois do terremoto, trabalhando no som de 400 contra 1, de Caco Souza.
Tem sido uma grande experiência poder conhecer a historia do "comando vermelho", e contá-la com a trilha sonora que cremos , aportarão para a película. O novo para nós é conhecer uma identidade, um país, uma historia e poder aportar com nosso trabalho para que esta história seja vista, oxalá por muita gente!!! As imagens falam por si mesmas, de um ponto de vista quase documental, com um trabalho de atores excepcional.
Não parece a primeira película de alguém. Direção de arte incrível, câmara que não se sente, um som direto muito bom, boas locações, bom trabalho de figurino e maquiagem, grande montagem, parabéns a todos !!!!
Estamos aqui muito felizes de poder ser parte do "Comando Vermelho 2010" e esperamos que o filme seja um êxito, e a trilha sonora seja um aporte para a boa historia filmada por Caco com sua equipe.
Espero estar em São Paulo para a pré-estréia e conhecê-los pessoalmente.


Muitas saudações !!!"
Miguel Hormazábal
(tradução: Asher Migdal)











quarta-feira, 3 de março de 2010

Radar On-Line - Veja

Saiu hoje no Radar On-Line do Portal da Veja.


"O lado bandido e policial nos cinemas

A violência carioca será tema do cinema brasileiro em 2010. Enquanto Tropa de Elite 2 vai focar na corrupção policial e na proliferação das milícias, 400 contra Um contará a história da maior facção criminosa do Rio de Janeiro, o Comando Vermelho.

400, dirigido por Caco Souza, vai custar 4,8 milhões de reais e chega às telas em 7 de maio. O valor equivale a cerca de 30% do orçamento de Tropa 2, que estreia em agosto."

Por Lauro Jardim



Para acessar a página da notícia, clique aqui ou clique na imagem para aumentá-la:


64 dias!

Faltam 64 dias para a estréia do 400contra1!!! Para irmos aquecendo, seguem algumas informações sobre os efeitos especiais utilizados no filme.

Gerson Alemão (Efeito Brasil) foi o produtor tecnico de efeitos especiais e responsável pelos efeitos especiais, além de ter sido diretor de platô nas filmagens no Rio de Janeiro e na Ilha Grande. O filme tem várias cenas que envolveram efeitos especiais tais como: facas cenográficas de efeito, tiroteios, explosões de carros e de edificações, além de incêndios.

Segue abaixo algumas fotos e uma cena de explosão do filme.


Jefferson Brasil, Gerson Alemão, Fabrício Bolivera, Rodrigo Brassoloto, Daniel de Oliveira, Jonathan Azevedo e Lui Mendes. Foto: Daniel Chiacos.


Daniel de Oliveira e Fabrício Bolivera atiram em cena do filme. Foto: Daniel Chiacos.


O efeitista Padre Lívio aplica efeitos em uma parede.

 

Cena do filme "400contra1".