quinta-feira, 23 de julho de 2009

Produção de Casting

A Produção de Elenco é uma das áreas mais divertidas e complicadas de um filme. Divertida, pois é diferente a cada trabalho; complicada, porque temos que aprender a lidar com a energia de cada componente do elenco depois que os selecionamos. No “400contra1”, o elenco era formado por pessoas, sentimentos e acontecimentos muito intensos e contagiantes: vivemos uma energia muito forte para contar essa história.

Nas gravações dentro do presídio do Ahú, em Curitiba, era interessante observar o elenco no camarim ou nos bastidores: cantando, dançando, brincando, conversando ou mesmo dormindo um pouquinho nos intervalos das cenas, sempre expressavam descontração e alegria. Mas no momento que ouviam “AÇÃO!” eles se transformavam. Parecia que a descontração simplesmente sumia e o lado profissional instantaneamente se concentrava na personagem. Rapidamente, “400contra1” se tornava real.

Precisamos destacar a estadia na Ilha Grande. Foi incrível! Tudo se tornava uma grande aventura para os atores! Aos chamados no rádio “Estamos só pelo elenco!”, lá estávamos nós atravessando a praia, entrando no mar ou fazendo sinais para outra parte da Ilha - a cerca de 200 metros (a nado) de onde estávamos -, até conseguirmos tirá-los daquele mundo fantástico para figurinarem, maquiarem e correrem para o set.

Outro ponto interessante na Ilha foi a figuração. Tivemos a oportunidade de ter nativos na nossa figuração, principalmente moradores de Dois Rios, onde rodávamos a maioria das cenas. Porém, tínhamos uma dificuldade, por exemplo, em uma cena que pedia cerca de 15 ou 20 homens: algo tão simples, se tornava quase impossível, pois muitos homens iam trabalhar, ficavam somente as mulheres e crianças em Dois Rios. A maior parte dos nativos estranhava um pouco atuar para um filme, mas logo entendiam o ritmo e se soltavam.

Emocionei-me diversas vezes com a intensidade de vários atores e atrizes, poderia citar momentos encantadores de cada um, em cena ou fora dela. Era perceptível que o elenco adquirira um contato tão intenso que suas energias se completavam. Sem percebemos, a princípio, essas energias se entrelaçavam com as da equipe. Uma história tão forte como a do “400 contra 1” precisava desse elenco para ser contada; colocando em prática o conceito da coletividade que William da Silva Lima e seus companheiros vivenciaram há mais de trinta anos.


Márcia Sarquis e Regina Riesemberg
produtoras de casting



Daniel de Oliveira, Jonatha Azevedo (claquete), Luiz Bertazzo e Pardal aproveitam a Ilha Grande nas gravações do "400contra1". Foto: Sara Valar.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

De cara nova

O novo layout do blog mostra a identidade visual definitiva do longa "400contra1 - uma história do Comando Vermelho". O logo desenvolvido por Diogo Perez, Caco Mesquita, Alexandre Perotto, da Link Propaganda, é a síntese estética em traços e cores para representar visualmente o filme e qualquer informação a ele relacionada.

O "400contra1" super agradece a Link Propaganda pelo apoio!