segunda-feira, 30 de março de 2009

Mensagens dos atores

Alguns atores enviaram respostas ao texto anterior do diretor Caco Souza. Seguem as mensagens de carinho e desejos de sucesso.

Olá Caco... aqui é o Luiz, vulgo PC, bom... agora que acabou as filmagens e o festival de Curitiba, tive um tempo para refletir sobre tudo. Gostaria em primeiro lugar de agradecer a oportunidade de ter participado desse projeto, pois pensar que ele já existe há sete anos, me faz entender o espirito de luta e coletividade que se deve ter para fazer arte no Brasil... Gostaria de dizer que todo o processo, desde a vivência com os presos, a viagem para Ilha Grande, os papos descompromissados, os papos sérios, as dificuldades e as facilidades, tudo isso refletiu na minha carreira como artista aqui em curitiba, não falo nem da repercussão que o filme possa trazer, mas fiquei e ainda estou tão envolvido com esse espirito de coletividade, que me fez pensar que pra chegar longe é preciso ter parceiros. E é com esse sentimento de parceria e coletividade que desejo toda a felicidade e um bom trabalho nessa fase de finalização...

Abraços... Muita Fé...
Luiz Bertazzo (PC)

__________________________________


Oi Caco

Muito obrigada pelo convite pra fazer parte desse incrível projeto! E pela oportunidade de aprendizado !

Parabéns pelo belíssimo trabalho.

Bj, Negra Li (Geni)

__________________________________

BRAVO CACO!

Antes de mais nada, muito obrigada por ter caído no meu papo de atriz naquela noite em Curitiba!
Valeu também olhar pra mim e ver uma nêga de 25 anos!
Foi sensacional, sair da pele de gata! Original da sua parte. O set deste filme foi sempre intenso e divertido, me senti apoiada o tempo todo, obrigada.
Maravilha de elenco e equipe, negões imponentes e talentosos, um protagonista a altura mulheres de verdade! Presente. Agora são meus amigos.
Só vi trechos bons com o Cabelinho, a morte do Cavanha é um absurdo, adoro minha cena da revista... e várias outras. Não perdeste o traço documental no jeitão de rodar, isto é bárbaro!
Poxa Caco! Agora tenho uma dívida eterna na família, que que eu vou fazer pra agradecer a Jaque ?
Quero que fiquemos sempre mais amigos e sempre façamos mais cinema juntos.

Toda a admiração e carinho,
Lu Brites (Nazaré)

__________________________________

Caco,

Sonhos habitam cada um de nós. O que nos diferencia é a capacidade de sair do plano imaginário do sonho e empreender projetos e realizações que materializam nossos objetivos de transformação, ou apenas reflexão, sobre o real valor da vida. A nós não importam “medições” sobre importância ou peso de nossos papéis individualmente, contanto que estejamos solidários coletivamente para o sucesso da empreitada.

Sucesso!!

Orlando Brasil (Investigador Gilberto)

__________________________________

Olá Caco, fico muito feliz em saber que fomos uma equipe eficiente e capaz, fica aqui o meu agradecimento a você pela belíssima oportunidade de ter participado desse projeto dentro do qual conheci muitas pessoas e aprendi muitas coisas, pois juntamente com tantos outros atores fizemos testes e certamente foi um privilégio ter sido aprovado em meio a tantos, mais uma vez agradeço a sua confiança em meu trabalho, e espero sinceramente ter correspondido à altura, assim como todos espero que tenhamos um grande sucesso, estamos todos juntos e isso seria muito importante para todos nós.
Obrigado.

Paulo Hey (PM Teodoro)

__________________________________

E aí, Caco!
Acabei não indo pra Ilha Grande, então não pude me despedir e te dar um abraço. Quero te agradecer por ter me dado a oportunidade de ter feito parte desse filme e ter podido estar com pessoas incríveis, tanto equipe, quanto elenco, quanto direção. Foi um momento muito importante da minha vida e o guardo com muito carinho.
Desejo a você e a sua esposa todo o sucesso e a felicidade do mundo!
Valeu!
Paz, justiça e liberdade!

Ed Canedo.(Zé Lírio)

__________________________________

OLÁ CACO, TUDO?
FICO MUITO CONTENTE EM SABER QUE TUDO CORREU BEM NESSAS 7 SEMANAS.
TRABALHAR CONTIGO FOI UM ENORME PRAZER. OBRIGADO PELA PACIÊNCIA, CALMA E SEGURANÇA.

- QUE O 400 CONTRA 1 SEJA UM RETUMBANTE SUCESSO DE PÚBLICO E CRÍTICA. ATÉ UMA PRÓXIMA.
SAÚDE E PAZ PRÁ TI.
ABRAÇOS,
NEI MENDES (DIRETOR OLEGÁRIO)

__________________________________

Caco, parabéns pra nós todos.
Abração!

Chico Pennafiel (Delegado)

__________________________________

Querido Caco!!
Agradeço pelas palavras gentis. foi um prazer participar da equipe e desejo sucesso e vida longa para "400 contra 1".
Abraço grande,

Zeca Cenovicz (Diretor Sanches)

__________________________________


É... mesmo apanhando e sofrendo nas cenas, ficaram lembranças boas! Seguem algumas fotos da cena 12, entrada no presídio de Dois Rios.


Rodrigo Brassoloto (Neco), atrás e de óculos Paulo Letier (Aloísio), Fabrício Bolivera (Cavanha), Luiz Bertazzo (PC), Daniel de Oliveira (William) e Lui Mendes (Maranhão). Foto: Marina Bottega.


William, Cavanha e PC entram no presídio de Dois Rios, na Ilha Grande (RJ). Foto: Cláudia Ritta.


Aloísio, Neco, William e Maranhão apanham do carcereiro Rojão (Marcelo Leôncio) e dos PMs ao entrarem no presídio. Foto: Cláudia Ritta.


Entrada original do presídio de Dois Rios, Ilha Grande (RJ), onde a história verdadeira aconteceu. Foto: Sara Valar.

Embarque para o presídio. Foto: Sara Valar.

terça-feira, 17 de março de 2009

Paz, Justiça e Liberdade

Terminamos nesse último domingo as filmagens do longa 400contra1 e assim selamos uma importante etapa no longo processo de gestação do filme. Ao longo de sete semanas o sonho foi se transformando em imagens, belas e impactantes, resultantes de uma ampla gama de esforços: tive o privilegio de contar com o apoio de uma equipe incansável e a entrega de todo o elenco que não pouparam esforços. Algo fundamental e que sempre esteve presente no 'set' de filmagem foi a noção de um 'coletivo', em grande parte inspirado na temática do filme, que é densa mas poética, pois trata da solidariedade num contexto de adversidade.

Fica aqui meu sincero agradecimento para cada membro do nosso 'coletivo' 400contra1, cada qual com seu talento e dedicação, contribuindo para que do primeiro ao último take pudéssemos estar confiantes de realizar um belíssimo trabalho!

Na última cena que rodamos (e para a qual eu fiz figuração) cantamos em coro a música "Aos heróis a Liberdade", nesse momento estávamos todos com os cabelos raspados e com a alma lavada, pois ao longo de sete semanas nosso coletivo conseguiu manter-se unido em prol de um lema: "PAZ, JUSTIÇA E LIBERDADE".
Caco Souza






Fim das filmagens

O ultimo "corta" do filme "400contra1" dito pelo diretor Caco Souza aconteceu no domingo e a primeira segunda- feira após esse domingo, virou quarta- feira... de cinzas, assim também vai acontecer com as terças, quintas, sextas sábados e domingos pela frente.
Durante um mês todos os dias vão ser quarta- feira de cinzas... a festa acabou ... os ferimentos vão sarando as cicatrizes virão e depois como em todo longa- metragem vamos exibir essas cicatrizes como troféus!!

obrigado equipe e elenco.
edu felistoque

__________________________________________


Último dia de filmagem! Nesse domingo terminamos as filmagens de 400contra1. Passamos por Curitiba, Rio de Janeiro e Ilha Grande, finalizando no Rio com muita emoção e cabeças raspadas, na cena intensa de protesto dos presos em defesa de um que sofreu a humilhação do corte de cabelo. Os tapas na mesa e o refrão "Liberdardade, senhor..." fizeram da última cena um final a altura da experiência de vida que foi fazer esse filme. Até o diretor entrou na onda, raspou a cabeça e sentou na mesa junto ao coletivo para protestar.

A filmagem foi mais uma fase do nascimento de 400contra1. Esperamos agora montagem e finalização para o lançamento do filme.

Seguem fotos do último dia, lembrando que as postagens não param!

Fotos: Carolina Born e Marina Bottega


Cena dos carecas encerra as filmegens.

As cabeças raspadas como protesto. Daniel de Oliveira, Fabrício Bolivera, Jefferson Brasil, Jonathan Oliveira, Lui Mendes, Pardal e Luiz Bertazzo participam da cena.


Ainda a cena das cabeças raspadas.

Aqui, o câmera Emerson Bueno junto ao diretor Caco Souza e Gabriela Bervian do som direto.


Cena do preso punido com o corte de cabelo, Baiano, personagem de Jonathan de Oliveira.


Jonatha Azevedo no personagem de Baiano, sofrendo a humilhação do corte de cabelo.


Caco Souza com parte do cabelo raspado e Felipe Kannenberg no persongem de Custódio, carcereiro do presídio.

Os atores Jefferson Brasil, Daniel de Oliveira, Lui Mendes (de costas), Fabrício Bolivera, Luiz Bertazzo e Pardal com o diretor Caco Souza e sua primeira assistente Sara Valar.


Os atores se divertem com o resultado do primeiro careca (Jonathan Azevedo).

Daniel de Oliveira e Lui Mendes com o primeiro careca da fila, Jonathan.

O elenco careca com as figurinistas Beta Abrantes (esquerda) e Carolina Sudati, e a produtora de elenco Marcinha.


Branca Messina (Carmen) e Daniel de Oliveira (William) em uma cena de bar.

O diretor de arte Bernardo Zortea assiste à cena junto ao maquiador Marcelino Miranda e o câmera Emerson Bueno.

Caco dirigindo a atuação de Branca na cena do bar.


Fabrício Bolivera (Cavanha) e Luiz Bertazzo (PC) jogam sinuca na cena do bar.

Lui Mendes (Maranhão), Daniel de Oliveira (William) e Branca Messina (Carmen).

Os personagens Nonô e Zóio na cena em que os jogam mortos frente ao presídio.

O câmera Emerson Bueno ao lado do segundo assistente André Bueno e do diretor de fotografia Rodolfo Sanchez.

O diretor de fotografia Rodolfo Sanchez com Ricardo Pirolla (elétrica) e Robinho (maquinária) preparando a luz para uma das cenas.


As produtoras de elenco Muga e Márcia (de costas) ao lado da produtora de objetos Cláudia Ritta e da figurinista Beta Abrantes (sentada).

O produtor cinematográfico Edu Felistoque ao lado da produtora Márcia Zenkie e sua assistente Rosinha.

O diretor Caco Souza com meia cabeça raspada ao lado do diretor de fotografia Rodolfo Sanchez.

Caco careca e sua primeira Sara Valar.

Parte da equipe e do elenco se divertindo com o corte de cabelo do diretor Caco Souza.

domingo, 15 de março de 2009

Maquinária e Elétrica!

Aqui vai finalmente o post em homenagem à galera essencial para o cinema rolar: maquinária e elétrica. Sem eles, nada da imaginação seria realizável. Foram muitas semanas de muito trabalho pra todos, mas amanhã é o último dia de filmagem. Maquinária e Elétrica deram o maior apoio para o "400contra1" nascer junto ao nosso mestre Rodolfo Sanchez (diretor de fotografia).

Entre alívio e saudade adiantada, vamos com muita garra até o fim da última cena, para depois retomarmos fôlego para pós-produção e divulgação.
Seguem fotos dos garotos da maquinária e da elétrica, em sua maioria de Curitiba ou São Paulo. Valeu galera!


Ricardo Pirolla (Elétrica) desproduzindo set no Rio de Janeiro.




Robinho (Maquinária) ajustando o blutterfly na praia de Grumarí.



Pirolla produzindo set ao lado do segundo assistente de câmera André Bueno.



A galera em Ilha Grande: Sagui (Marlon/ Elétrica) , André (Ass. Câmera), Pirolla (Elétrica), Robinho (Maquinária), Gerson/ Alemão (efeitista e platô) e Leandro (estagiário).



Maquinária: Jean e Robinho.


Maquinária e Elétrica: Jean e Robinho + Pirolla e Sagui.



Jean e Robinho, em locação em Curitiba,



Ricardo Pirolla em Ilha Grande.




quinta-feira, 5 de março de 2009

Direto da Ilha

Aproveitando a rara Internet na Ilha Grande, em gravações aqui em Abraão, postamos fotos dos últimos dias da primeira leva de filmagens no Rio de Janeiro. Seguem fotos da cena de assalto a banco na rua Mayrink Veiga, centro do Rio, e as cenas de fuga da Tereza (Daniela Escobar) e do grupo de William (Daniel de Oliveira) por Santa Tereza e outros bairros do Rio de Janeiro. As fotos que seguem foram clicadas pelo fotógrafo Daniel Chiacos. Obrigado pelas fotos Daniel!

Quanto à Ilha Grande, tudo vai bem nessa aventura tropical. Muito trabalho com sol, calor, praia; cenários incríveis para compôr a arte e o clima do filme "400contra1". Afinal, foi aqui em Ilha Grande, em Dois Rios, que a história real que inspira o filme começou.


Biro (Jefferson Brasil) e Baiano (Jonathan Azevedo) esperam seus comparsas que assaltam o banco. Foto: Daniel Chiacos.

William (Daniel de Oliveira) chega ao banco. Foto: Daniel Chiacos.

Neco (Rodrigo Brassoloto), Cavanha (Fabrício Bolivera), William (Daniel de Oliveira) e Maranhão (Lui Mendes) na porta do banco aguardando para rodar. Foto: Daniel Chiacos.

Em pé, Maranhão (Lui Mendes), Biro (Jefferson Brasil), William (Daniel de Oliveira) e Cavanha (Fabrício Bolivera). Agachados, Baiano (Jonathan Azevedo) e Neco (Rodrigo Brassoloto). Foto: Daniel Chiacos.

O diretor Caco Souza (de boné, ao centro) com os atores no set. Foto: Daniel Chiacos.

Biro e Maranhão observam banco antes do assalto. Foto: Daniel Chiacos.

Biro e Maranhão observam banco antes de assalto. Foto: Daniel Chiacos.

Tereza (Daniela Escobar) também observa o banco da sacada de uma hospedaria na Mayrink Veiga. Foto: Daniel Chiacos.

Daniela Escobar como Tereza. Foto: Daniel Chiacos.

Cavanha (Fabrício Bolivera) em momento de descontração na Mayrink Veiga. Foto: Daniel Chiacos.

Neco (Rodrigo Brassoloto) e William (Daniel de Oliveira) simulam jogo do bicho para observar o banco. Foto: Daniel Chiacos.

Daniel de Oliveira. Foto: Daniel Chiacos.

Daniel de Oliveira (William), Daniela Escobar (Tereza) e Fabrício Bolivera (Cavanha) após câmera-car. Foto: Daniel Chiacos.

Daniel (William) e Fabrício (Cavanha) andam de Opala pela cidade do Rio de Janeiro. Foto: Daniel Chiacos.


Cavanha (Fabrício Bolivera) e seu companheiro William (Daniel de Oliveira). Foto: Daniel Chiacos.

Daniel de Oliveira (William) e Daniela Escobar (Tereza) pegam um Opala para dar uma volta. Foto: Daniel Chiacos.

O casal William e Tereza em Santa Tereza, Rio de Janeiro. Foto: Daniel Chiacos.

Detalhe da arma de William, ao lado de Tereza. Foto: Daniel Chiacos.


William (Daniel de Oliveira) e Tereza (Daniela Escobar). Foto: Daniel Chiacos.